top of page
Buscar
  • agenciaherofull

Criatividade - Solução de problemas

Capacidade de reorganizar as informações para resolver problemas


As primeiras áreas envolvidas durante o processo de solução de problemas são responsáveis pelo controle executivo: o córtex orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. O estudo revela que, principalmente, o cérebro faz uma varredura, explusando os pensamentos inúteis. Ou seja, O insight precisa ter páginas em branco. Depois , associações começam a ser criadas, ativando áreas para buscar tudo o que pode ser útil para se ter uma ideia. A maioria das possibilidades é inútil, então os córtices orbitofrontal e cingulado anterior têm o trabalho de mudar a estratégia algumas vezes.


Neste momento é que a imaginação se torna fundamental. Estudos mostram que os neurônios da área cortical disparam em resposta ao estímulo, o problema a ser resolvido, e seguem disparando, mesmo que se pare - conscientemente - de pensar sobre o assunto. Essa espécie de eco fará o cérebro procurar por novas associações. Sentimentos e ideias aparentemente sem relação começam a se sobrepor. O objetivo é que áreas racionais do cérebro consigam trabalhar com toda a informação possível. A maior capacidade de memória de trabalho significa maior capacidade de resolver problemas. Esse processo é como uma reestruturação de pensamentos, e as ligações de redes inteiramente novas é o que chamamos de criatividade.


Fases da criatividade:

1. Defina o problema: Encare o desafio e faça perguntas para decifra-lo.

2. Mergulhe: É o momento de ir mais fundo possível, reunião dados, informações, bibliografias, vídeos, fotos, conversar e tudo mais que possa ajudar.

3. Relaxe: É bom deixar o problema de lado. Todos nós sabemos que muitas ideias excelentes surgem quando estamos lavando a louça ou fazendo uma caminhada ou tomando banho. Na verdade aqui precisamos ter paciência para que o cérebro indique que descobriu a resposta.

4. Este é o momento mais grave, pois nem sempre boas ideias são bem executadas. Encontramos a resposta depois de tanto esforço, é o momento do esforço maior de realiza-la.


Comments


Logo solo.png
bottom of page